Gestão

Gestão

Trimembração do Organismo Social
A gestão da Escola Waldorf Rural Turmalina é organizada com base na autogestão, com professores e famílias envolvidas na gestão escolar e na tomada de decisões, sendo fundamentada nos princípios da Trimembração do Organismo Social, propostos por Rudolf Steiner, onde a sociedade é um organismo estruturado de maneira tripartite: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
A partir do lema da Revolução Francesa, Steiner estabeleceu que a Liberdade deve se manifestar nos aspectos culturais e espirituais, ligados ao desenvolvimento das pessoas como seres livres; a Igualdade está associada ao âmbito dos acordos, dos direitos e deveres; e a Fraternidade se refere ao âmbito econômico, à cooperação, ao altruísmo e à solidariedade entre os indivíduos. A gestão das escolas Waldorf está baseada neste modelo, tratando esses três aspectos de forma independente, porém interligados.

Delegações, Grupos de Trabalho, Conferência Interna e Coletivo Gestor
O modelo de gestão praticado na Escola Waldorf Rural Turmalina é composto pelas Delegações, Grupos de Trabalho, Conferência Interna e Coletivo Gestor, como principais instâncias administrativas, além da realização de encontros de planejamento participativo com toda a comunidade escolar.
A gestão é pautada no compromisso com a missão da escola e com a Pedagogia Waldorf, a partir das necessidades das crianças, jovens e do próprio espaço e entorno educativo. O engajamento na gestão demanda espírito de colaboração e coletividade, além de predisposição para a arte social e o autodesenvolvimento.

Coletivo Gestor
É o espaço que orienta e zela pela sustentabilidade da escola, contando com representações de todas as Delegações. Nesta instância acontece o compartilhamento e alinhamento das ações, assim como o planejamento e definição de metas de curto, médio e longo prazos. É também o espaço de decisão coletiva nos casos que transcendem a competência específica das Delegações ou em relação a decisões que terão grande impacto na dinâmica da escola. O Coletivo Gestor também encaminha demandas e tarefas específicas às Delegações ou Grupos de Trabalho. É ainda de responsabilidade do Coletivo Gestor direcionar o que foi decidido em momentos de planejamento participativo envolvendo a comunidade escolar, assim como divulgar, de forma transparente, as ações e decisões da gestão escolar.
A fim de melhor gerir suas responsabilidades e gerenciar as reuniões, o papel de Articuladores foi atribuído a três integrantes escolhidos pelo grupo. Há, também, um tutor de gestão, o professor Peter Biekarck. Outros especialistas podem, eventualmente, ser convidados a colaborar. Os nomes dos integrantes do Coletivo Gestor, das Delegações e responsáveis e dos Articuladores encontram-se no mural da secretaria da escola.

Delegações
A responsabilidade da execução das tarefas cabe, em primeira instância, às Delegações, que são grupos de atuação comprometidos com a manutenção, melhoria e desenvolvimento da escola. Cada um desses grupos cuida de um aspecto específico das necessidades da escola. Cada Delegação tem relativa autonomia decisória e de ação nos assuntos que lhe competem, desde que suas decisões estejam afinadas à missão da escola, resultem do consenso entre seus membros e não se sobreponham à competência de outras instâncias decisórias. A participação é voluntária e aberta a toda comunidade escolar, e todas as Delegações devem ser compostas por famílias e professores. Nas Delegações, cabe aos professores o olhar pedagógico, para que as decisões tomadas não se choquem com os princípios da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia, e cabe às mães, pais e responsáveis mobilizar recursos e agir de acordo com as necessidades identificadas.

Conferência Interna
A Conferência interna é formada por um grupo de professores, representativo do Colegiado de Professores, que dialoga com o Coletivo Gestor e demais instâncias, e tem a tarefa de tratar os assuntos de interesse e
implicações essencialmente pedagógicos, ou que exijam ser observados com o auxílio da fundamentação antroposófica e a compreensão mais acurada da Pedagogia Waldorf.

Grupos de Trabalho (GTs)
São frentes de ação pontuais criadas para a realização de tarefas específicas, com começo, meio e fim, deixando de funcionar depois que os objetivos são alcançados. Cada Grupo de Trabalho fica sob a responsabilidade da Delegação à qual está vinculado.

Planejamento Participativo
Na EWRT, momentos de escuta e trabalho com a Comunidade Escolar têm sido um elemento importante para a promoção de uma gestão escolar horizontal. Experimentado como Planejamento Participativo (2018 e 2019), Anel de Gestão Compartilhada (2020 e 2021) ou Encontros para Mobilização Financeira (2022/2023), são processos colaborativos que visam auxiliar as tomadas de decisão da escola no que se refere às suas metas futuras. Realizam-se por meio de ciclos de expansão (divisão de tarefas) e alinhamento (momentos de compartilhar as ações realizadas e de pensar nos próximos passos), com a participação de toda a comunidade escolar.

Tutoria e Assistência Pedagógica
Toda escola Waldorf tem seu corpo pedagógico acompanhado por tutores. O tutor da EWRT é o professor Peter Biekarck, que acompanha aspectos pedagógicos e também os processos de desenvolvimento da escola. A tutoria pedagógica também é realizada por Mara Rúbia, na Educação Infantil; Beatriz Camorlinga, no Ensino Fundamental I; Peter Biekarck, no Ensino Fundamental II, e Valéria Teixeira, no Ensino Médio. A tutoria acontece em parceria com a Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB), e oferece à escola orientações e apoio em diversos níveis, inclusive com períodos de observação em sala de aula. Contamos, ainda, com uma parceria com o professor Peter Guttenhöfer (Seminário de Formação de Professores Waldorf de Kassel/Alemanha), que nos apoia no desenvolvimento da Arte da Educação do Fazer em um Entorno Educativo. Assessorias Pedagógicas para matérias específicas (Português, Matemática etc.) também podem ser realizadas. Na EWRT há, ainda, a prática de tutoria interna, em que professores mais experientes auxiliam professores mais recentes na Pedagogia Waldorf.

Política Financeira
As escolas Waldorf não possuem proprietários, nem têm fins lucrativos, sendo geridas por famílias e professores. As mensalidades pagas pelas famílias são revertidas em benefício da própria escola, respeitando-se o princípio da fraternidade econômica, segundo o qual as famílias participam financeiramente, de acordo com suas possibilidades, ponderando o compromisso com a sustentabilidade financeira da escola.