VILAVERDE TURMALINA

O Vilaverde Turmalina é um projeto de comunidade sustentável em andamento. Inclui um condomínio residencial em fase de construção, uma área de preservação ambiental, uma área para a agricultura e criação de animais, um centro comercial e outras iniciativas agregadas que compartilham princípios e valores. A nossa escola é uma das iniciativas parceiras e constitui o impulso inicial que fez brotar todo o projeto, recebendo a doação do seu terreno próprio.

CURSO RECIFE DE FUNDAMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA WALDORF

Com a primeira turma iniciada em 2009, o Curso Recife de Fundamentação em Pedagogia Waldorf é o segundo curso de formação do gênero no Nordeste. Vem ajudando a ampliar a Pedagogia Waldorf para vários estados por meio da formação de professores.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL – FEWB

A nossa escola é federada na FEWB, e conta com o apoio para estarmos alinhadas com todas as Escolas Waldorf do Brasil.

ARTE DA EDUCAÇÃO DO FAZER / Handlungspädagogik

Nossa escola integra o movimento internacional da Arte da Educação do Fazer, realizando e participando da organização de eventos em Pernambuco e no Brasil, participando de encontros nacionais e internacionais e também de reuniões de trocas de experiências com iniciativas do mundo todo.

REDE DE ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

Desde 2018, a escola integra a rede internacional de escolas associadas à Unesco, realizando projetos pedagógicos internos e em parceria com outras escolas da rede.

ALIANÇA PELA INFÂNCIA

A Escola Waldorf Rural Turmalina integra este movimento que se dedica ao respeito pela essência da criança e pelo tempo da infância, mobilizando eventos em parceria, como a Semana Mundial do Brincar.

INSTITUTO MAHLE

Projeto Da Visão Inspiradora à Ação Transformadora – vem sendo realizado, desde 2019, a partir de ações com cavalos, circo, agricultura e marcenaria, envolvendo o entorno educativo da escola, fortalecendo os nossos laços sociais.

Projeto Erguer o Sonho – O projeto começou no ano de 2023, pela necessidade de dar continuidade de erguer o nosso sonho: a construção da nossa Escola, no terreno definitivo.

INSTITUTO PARIPASSU

Em 2022/23, contamos com apoio à Gestão e Governança da nossa escola, com oficinas e assessoria administradas por André Korsakas.

CSA YVY PORÃ

Iniciativa de cultivo de alimentos agroecológicos e biodinâmicos, em funcionamento dentro do Vilaverde e baseado nos princípios do CSA (Community- Supported Agriculture/ Comunidade que Sustenta a Agricultura). Objetiva uma relação mais estreita entre agricultor e co-agricultor, além de produzir alimentos livres de substâncias nocivas, como agrotóxicos e antibióticos. Tornando-se co-agricultor(a), o(a) parceiro(a) recebe cestas com alimentos agroecológicos, cultivados no ritmo da natureza. No modelo da CSA não há relação de compra e venda, e sim de parceria e colaboração. É um caminho de experienciar a prática social.

Pessoas interessadas em ser membro co-agricultor(a) da CSA Yvi Porã, entrar em contato com Gwiri: (81) 99696-8460.

 

 

 

NÓS DA MADEIRA

Coletivo de Marcenaria que conta com o apoio da escola para o seu desenvolvimento e realiza vivências práticas e projetos com os estudantes, especialmente os do Ensino Médio.

ESCOLA DE HERBALISMO

Iniciativa do entorno pedagógico da escola que proporciona vivências e experiências com as plantas medicinais da escola, preparando tinturas e outras medicinas naturais.

CENTRO DE PEDAGOGIA TERAPÊUTICA (iniciativa em formação)

Parte do terreno doado à escola terá no futuro a estruturação de espaços para atividades pedagógicas com intervenções terapêuticas. A Pedagogia Waldorf estende sua atuação a crianças e jovens com deficiência ou que se confrontam com dificuldades para sua interseção social, seja devido a condições físicas ou psíquicas. Atualmente já acontece o Curso de Formação de Professores em Educação Terapêutica.

PORTAL FLORES NO AR

O Portal Flores no Ar  é um site de notícias independente, criado em 2009, em Pernambuco, com a missão de nutrir o bem viver, através da difusão de ações de proteção e valorização da Natureza, da Cultura Brasileira, das Práticas Integrativas em Saúde (PICS) e dos Direitos Humanos e Animais. Apoia a Escola Waldorf Rural Turmalina divulgando gratuitamente os eventos da escola, desde 2020.

CIRCO DA TRINDADE

Anualmente, em parceria, realizamos uma Oficina de Trapézio, oportunidade de amadurecimento de nossos estudantes e do relacionamento com o entorno.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

Recebemos visitas de turmas dos cursos de Pedagogia e também de Biologia e Ecologia. Há também diálogo com o Departamento de Educação Física (Recife e Vitória) para ações em parceria.

SERTA – SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA

A nossa escola é campo de estágio para formandos em Agroecologia desta instituição.

PREFEITURA DE PAUDALHO

Temos realizado eventos em parceria, como a Semana Mundial do Brincar, e a escola é membro do Conselho de Meio Ambiente de Paudalho. Seguimos em diálogo e acompanhando o trabalho do Conselho de Cultura e COMDICA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

CLUBE DOS LENHADORES DE PAUDALHO

Tradicional clube cultural do município, é parceiro da escola cedendo seu espaço para a realização de eventos, como a Semana Mundial do Brincar.