História

A Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRT) nasceu em 2016, inicialmente funcionando como núcleo rural da primeira escola Waldorf do Estado de Pernambuco, a Escola Waldorf Recife (EWR), criada em 1999. No princípio, a EWR contava apenas com o Jardim de Infância. Em 2008, criou a primeira turma de Ensino Fundamental I. No ano de 2015, o desejo de ampliar o ensino para contemplar o Fundamental II ganhou força com a doação de um terreno para a escola, em um espaço privilegiado na área rural do município de Paudalho, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A iniciativa, chamada de Projeto Vilaverde Turmalina, nasceu da união da força e coragem de famílias e professores, fortalecida pelo sonho de construir uma comunidade colaborativa e solidária, abrigando, nestes primeiros anos de funcionamento, as instalações da escola.

A Escola Waldorf Rural Turmalina começou com apenas duas turmas de Ensino Fundamental II (o 6° e o 7º ano). Em 2017, ampliou para sete turmas, inclusive um Jardim de Infância, e passou a funcionar independentemente, tendo como mantenedora a Associação Pedagógica Satori, entidade criada em 2014 para manter o Jardim Satori (iniciativa de Educação Infantil que funcionou por cinco anos em Aldeia/PE).

A partir de 2018 a escola se expandiu ainda mais, contando com turmas desde o Jardim de Infância até o 9º ano. Neste mesmo ano, por uma decisão coletiva, deu-se continuidade ao Ensino Médio, rumo à escola plena, e em 2019 teve início a primeira turma de 10º ano. Em 2020, surge o 11º ano. Em 2022, foi inaugurado o Maternal em nossa escola, tornando-a uma escola plena. Em 2023, turmas do Ensino Médio iniciaram as aulas em salas construídas no terreno definitivo da escola, e lançamos a nossa logo.

Neste ano de 2024, através do projeto Erguer o Sonho, apoiado pelo Instituto Mahle, construiremos o Refeitório e a Cozinha, ampliando as instalações em nosso terreno.