Equipe Pedagógica

Os professores da escola se organizam na forma de um Colegiado. Individualmente, são responsáveis por preparar e ministrar as aulas. Coletivamente, realizam o planejamento pedagógico da escola e tratam das questões pedagógicas que surgem na comunidade escolar, além de idealmente participarem dos processos de gestão por meio das Delegações. Atualmente, fazem parte de nossa equipe pedagógica, os seguintes profissionais:

NÚCLEO DO ENSINO INFANTIL

Ana Paula Ferreira – Auxiliar de Sala no Maternal Sementes
Formada em Pedagogia (Faculdade UVA); auxiliar da sala na Escola Alecrim (2015 a 2017); estagiária na Escola Waldorf Recife (2019 a 2022). Em 2023 ingressou na Escola Waldorf Rural Turmalina.

Kelly Almeida - Professora Regente do Jardim Girassóis
É professora co-fundadora da Escola Waldorf Rural Turmalina. Iniciou com uma turma de 6° ano e, ao fechar o ciclo com o 8°, voltou a atuar na Educação Infantil, sua grande paixão. Trabalhou por 15 anos na Escola Waldorf Arcanjo Micael, em Poá-SP, como professora de Classe e Jardineira (Ed. Infantil). Fez a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação da Escola Rudolf Steiner, em São Paulo. Tem formação em Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf (Extra Lesson). É formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Atua como docente na Formação de Professores na Pedagogia Waldorf do Recife. É zabumbeira na Banda Flor do Mato, que alegra as festas da EWRT.

Lucicleide Maria do Nascimento - Auxiliar no Jardim Primavera
Atuou como monitora com adolescentes no Projovem, na Rede Municipal de Tracunhaém/PE (2006 a 2010); na creche Santo Antônio (Rede Municipal de Tracunhaém/PE (2014 a 2017); e auxiliar na Escola Waldorf Recife. Em 2018 ingressou como educadora auxiliar na escola Waldorf Rural Turmalina e atualmente continua como auxiliar no Jardim Primavera. Conduz as Tardes Brincantes (vivências com crianças do Infantil). Está cursando a Formação em Pedagogia Waldorf (Curso Recife). É formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.

Maria Valma G. de Luna - Professora Regente do Maternal Sementes
Em 2009, através do filho Pedro Luiz, conheceu a Escola Waldorf Recife, onde foi mãe do Maternal até o 4 º ano, sendo voluntária durante 7 anos. Trabalhou na Waldorf Recife como professora auxiliar de Jardim por seis meses e no Jardim Alecrim como professora Regente do Maternal por 4 anos. Saindo da Waldorf Recife, foi, em 2017, mãe fundadora da Escola Waldorf Rural Turmalina. Em 2019 para assumiu as Tardes Lúdicas da EWRT, tendo sido também professora auxiliar no Jardim Girassóis. Em 2023 nasceu o Maternal Sementes onde atua no momento. Cursa a Formação de Professores na Pedagogia Waldorf do Recife.

Murielle Andreo Olivo - Professora Regente do Jardim Primavera
É pedagoga Waldorf. Atua na Educação Infantil como jardineira há 15 anos. Atuou 8 anos como jardineira na Escola Waldorf Recife e, desde 2017, iniciou as atividades da Educação Infantil na EWRT, sendo co-fundadora. Possui licenciatura em Biologia pela UFRPE e formação em Agricultura Biodinâmica.

 

 

NÚCLEO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Karenina Ferreira - Professora de Classe do 1° ano
Formada em Música Popular pela UFPB, atuou como professora de música por 11 anos, iniciando sua caminhada na Pedagogia Waldorf em 2021, ano em que também ingressou na Formação de Professores na Pedagogia Waldorf do Recife. Atuou como materneira em 2021 e 2022, jardineira em 2023, iniciando sua jornada no Ensino Fundamental com as crianças do 1° ano em 2024, na Escola Waldorf Rural Turmalina.

Magno Barbosa – Professor de Classe do 2° ano
Atuou como musicoterapeuta e no apoio à inclusão de crianças com deficiência na Rede Municipal do Recife, de 2015 a 2017. Em 2018 ingressou como professor de Classe na Escola Waldorf Rural Turmalina, conduzindo uma turma do 4° ao 8° ano. Em 2023, assumiu uma nova classe e atualmente atua como professor regente do 2° ano. Cursa a Formação de Professores na Pedagogia Waldorf.

Paulo Tavares - Professor de Classe do 3° ano
Licenciado em Música pela UFPE, atuou como Músico instrumentista e professor de Flauta transversa em instituições municipais, estaduais e particulares. E foi como professor de música que sua trajetória na Pedagogia Waldorf começou em 2013, quando teve a oportunidade de integrar a equipe da Escola Waldorf do Recife, onde trabalhou com Classes do Ensino Fundamental I. Quatro anos depois, em 2017, foi convidado para fazer parte da Escola Waldorf Rural Turmalina e, em 2022, assumiu um 1º ano como professor de Classe. Tem Formação em Pedagogia Waldorf (Curso de Formação para Professores Waldorf – Recife). Nas horas vagas é sanfoneiro na banda Flor do Mato.

Jéssica Rocha - Professora de Classe do 4° ano
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Tecnóloga em Comunicação Assistiva e Especialista em Ensino Fundamental Waldorf pela Faculdade Rudolf Steiner. Possui formação em Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf (Extra Lesson). Atuou como professora de classe na Escola Francisco de Assis (São Paulo) de 2016 a 2020. Acredita na ação coerente e respeitosa do ser humano junto à natureza e seus reinos como um caminho para um desenvolvimento realmente saudável, por isso, ao visitar a escola em 2020, encantou-se com a proposta e aceitou o convite para assumir um primeiro ano, em 2021.

Patrícia Pifano – Professora de Classe do 5° ano
Mãe de Matí e Gita. Graduada em Pedagogia desde 2007, atuou em programas educacionais governamentais e elabora projetos para o terceiro setor, fortalecendo os processos de sustentabilidade de coletivos autogeridos. Especialista em História, concluindo formação na Pedagogia Waldorf, é membra Fundadora do Núcleo da Aliança pela Infância Recife e mobilizadora do Núcleo Semente da Aliança pela Infância Paudalho. Fundadora do Epicentro Terra Viva e atual Coordenadora de Relações Institucionais.

Carlos Diaz - Professor de Classe do 6° ano
Nascido em São Paulo em 13 de maio de 1988, conheceu a Antroposofia através da Casa Angela, casa de parto que fica na comunidade Monte Azul. Cursou o Seminário de Fundamentação em Pedagogia Waldorf no sítio das Fontes em Jaguariúna, interior de São Paulo, com o professor Peter Biekarck. Em 2018, quando operava trens no metrô de São Paulo, participou do processo seletivo na Escola Waldorf Rural Turmalina, se encantou e assumiu o primeiro ano de 2019. É professor de Classe do 6° no ano de 2024.

Isabell Mendonça – Professora de Classe do 7° ano (em licença maternidade)
Professora na Escola Waldorf Rural Turmalina desde 2018, quando recebeu de presente um arco-íris de crianças para ser guardiã e segue trilhando este caminho, aprendendo a cada dia a Arte da Educação do Fazer com Sentido. Foi jardineira por três anos no Jardim Guará Mirim, iniciativa que teve a honra de participar da fundação, em sua terra natal, o Maranhão. Sua jornada junto à Antroposofia começou em 2014 quando ingressou no Curso Recife de Formação em Pedagogia Waldorf. É Graduada em História e Pedagogia, e Mestre em Ciências Sociais. Amante dos trabalhos manuais, da arte do movimento, da dança e da cultura popular. Além de professora é artesã e focalizadora de danças circulares.

Márcio Aragão Boás - Professor de Classe do 7° ano (substituto)
Professor desde os 19 anos de idade, quando começou a ensinar violão e Educação Musical para crianças. Com musicalização já trabalhou em escolas públicas e projetos sociais. Como artista integrou a Camerata Mohana de Violões e a Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM); além disso integrou o Madrigal da EMEM, onde foi tenor e regente. Ingressou no Formação de Professores na Pedagogia Waldorf no em 2014, e, já no ano seguinte, iniciou sua trajetória como professor Waldorf. Esteve 3 anos como educador no Jardim Guará Mirim, em São Luís - MA, escola que ajudou a fundar. No ano de 2018 mudou-se para Paudalho para formar parte da comunidade da Escola Waldorf Rural Turmalina, onde levou uma turma do 5° ao 8°, até 2021, e atuou como professor de música nos anos de 2022 e 2023. Em 2024 assumiu, como professor substituto, a turma do 7° ano da EWRT.

Mariana Portella - Professora de Classe 8° ano
Formada em Ciências Biológicas pela UNICAMP, atuou como pesquisadora em temas ligados à área socioambiental. Fez mestrado em Sociologia na mesma instituição, quando pôde aprofundar no estudo das práticas agrícolas agroecológicas e na vivência da Agricultura Familiar. Reside em Pernambuco desde 2009 e, na UFPE, cursou o doutorado em Sociologia, estudando práticas profissionais no atendimento ao parto. Atuou como doula no campo obstétrico, tendo auxiliado dezenas de famílias a se constituírem com saúde e segurança. Ingressou no Curso de Formação de Professores na Pedagogia Waldorf em 2016. Assumiu como professora de Classe a primeira turma de primeiro ano da Escola Waldorf Rural Turmalina em 2017.

Pedro Felipe - Profissional de Apoio Pedagógico do Ensino Fundamental
Trabalho na EWRT desde 2019, quando assumiu uma turma como professor de Classe do Ensino Fundamental até o ano de 2021. Desde 2022 segue colaborando com os professores do Ensino Fundamental como apoio pedagógico e guardião do almoxarifado, onde é feita a distribuição, organização, registro e conserto das ferramentas para as atividades de trabalho de campo, além da reforma e construção de brinquedos e outros objetos para a escola. Criou o GT Coleta Seletiva / Correio, ajudando a implementar junto com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio este serviço interno da escola, tendo início também no ano de 2022. Compôs algumas canções que fazem parte do repertório da escola.

 

 

NÚCLEO DO ENSINO MÉDIO (TUTORES)

Anaterra Veloso - Professora de Trabalhos Manuais do Ensino Fundamental II, de Artes do Ensino Médio e co-tutora do 9° (2024)
Formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE, atuou como arte-educadora em museus e galerias de artes e em outras escolas como professora de Artes. Estagiou na Jardim de Infância na Escola Waldorf Recife e, em seguida, conduziu as Tardes Brincantes (com crianças do Ensino Fundamental) na mesma instituição. Em 2020 ingressou na Escola Waldorf Rural Turmalina como Professora de Trabalhos Manuais e Artes. Em 2022 começou a atuar também no Núcleo de Teatro da escola. Em 2023 concluiu a formação de Professores na Pedagogia Waldorf, e em 2024 assume a co-tutoria do 9° ano.

Denise Tahan - Professora de Geometria, Artes e História da Arquitetura, e tutora do 11° ano (2024)
Tem diploma na área de Arquitetura e Urbanismo, com dupla graduação na Universidade de São Paulo e na Ecole d’Architecture de Grenoble, na França (com título de Mestrado na área de Sociologia Urbana). Realizou em 2009 uma missão no Senegal pela associação Arquitetos sem Fronteiras da França. Atualmente cursa Matemática. Finalizou, em 2020, o Seminário de Formação de Professores em Pedagogia Waldorf, no Sítio das Fontes em Jaguariúna-SP.

Deyvid Santos - Professor de História, e co-tutor do 9° ano (2024)
Formado em Ciências Sociais pela UFPE, atuou como pesquisador na área de Práticas Integrativas e Complementares, tendo atuado como terapeuta do Renascimento e instrutorde Meditação, conduzindo grupos de homens e masculinidades. Atua na área governamental com direitos humanos e defesa social, com educação e treinamentos corporativos, tendo coordenado o projeto papo de homem do Programa Virtual da UFPE (2021-2022). Em 2023 ingressou na Escola Waldorf Rural Turmalina como Professor de História, e em 2024 assume a co-tutoria do 9° ano.

Marcos Cetra - Professor de Matemática, e tutor do 12° ano (2024)
Formado em Licenciatura em Matemática, Desenho Geométrico e Física, na Universidade Católica de Santos. Atua como professor de Matemática do Ensino Médio desde 1989. Em 2013, ingressou no Curso de Formação em Pedagogia Waldorf - Jaguariúna-SP. Assumiu, como professor de Classe do Fundamental II, a primeira turma da Escola Waldorf Guayi - Embu das Artes - SP. Reside em Pernambuco desde 2020, onde assumiu a tutoria do 9º ano e como professor de Matemática do Ensino Médio da Escola Waldorf Rural Turmalina.

Marit Scheibe - Professora de Artes no Ensino Médio, tutora do 10° ano (2024) e professora de Marcenaria do Fundamental II
Formada comoescultora em madeira pela Escola de Artes em Flensburg, Alemanha. Fez o seminário de Pedagogia Waldorf em Kiel, com ênfase no Ensino Médio. Tem licenciatura em Educação Artística. É mestre e doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, São Paulo. Atuou desde 2002 na Escola Aitiara em Botucatu como professora de Artes e tutora. Se aprofundou na Agricultura Biodinâmica e se formou como apicultora. Desde agosto 2023 está na Escola Waldorf Rural Turmalina.

 

 

PROFESSORES DE MATÉRIA

Anaterra Veloso - Professora de Trabalhos Manuais e de Artes 
(Biografia descrita no Núcleo do Ensino Médio)

Bruna Borba - Professora de Inglês
Formada em Letras- Português/Inglês pela Faculdade São Miguel. Atua como professora de idioma desde 2016, com experiências na Rede Pública e Privada, no Fundamental I e Fundamental II. No ano de 2018 fez intercâmbio para os Estados Unidos, onde passou dois anos e meio. Realizou alguns cursos, além de voluntariando no UMASS Memorial Medical Center - Worcester-MA, como intérprete. Possui diversas formações complementares, uma delas sendo a Formação de Professores na Pedagogia Waldorf (em andamento).

Clarice Resende Valentim - Professora de Trabalhos Manuais
Nascida no Paraguai, mas filha de pai paudalhense, passou a infância junto aos avós e tias em Paudalho, enquanto a juventude e começo da vida adulta morou na cidade de Assunção, no Paraguai. “Sempre tive uma inclinação pelas artes, mas as artes manuais, em especial o trabalho com os fios, foi algo que despertou com a maternidade, e foi por Ananda também, minha filha, que cheguei à Escola Waldorf Rural Turmalina na primeira turma formada de 1° ano, em janeiro de 2018. Ao longo destes 7 anos tive muitas oportunidades de aprender e colaborar junto à comunidade escolar, como mãe e voluntária na escola, atuando em muitos e variados fazeres e âmbitos. Uma vivência que amadureceu em mim admiração e apreço pelo que a escola realiza na vida das crianças, vendo também o florescimento da minha própria filha. Então, é com grande entusiasmo e alegria que venho agora atuar como professora de Trabalhos Manuais, estreitando assim os laços com a comunidade escolar.”

Cláudia Castro - Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação
Pernambucana, natural de Recife, é Mãe de Lucca. Tem formação em Letras com habilitação para Espanhol pela UFPE, Pós-graduação e/ou Formação em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Psicopedagia, Educação Inclusiva, Psicomotricidade Relacional, Terapia Somática e Psicanálise (foco na Infância e Adolescência), Terapia Familiar, de Casal e Terapia Sistêmica, Educação Parental (em formação). É também terapeuta Sexual, e consteladora Familiar e Organizacional. Atua na Educação desde 1999, em escolas tradicionais e construtivistas. Atuou nos Colégios Apoio, Fazer Crescer, Eximius, Exponenete, Colégio Boa Viagem, São Luís, e também em Sala de Apoio Pedagógico Inclusiva e Cursos Preparatórios de Redação e Linguagem. É corretora de redação de vestibulares desde 2010, e, desde 2018, acompanha a Pedagogia Waldorf como mãe, e desenvolve estudos Antroposóficos desde 2021. Em agosto de 2023, assumiu a regência de Língua Portuguesa na EWRT.

Cristina Maria Leme - Professora de Geografia
Formada em Licenciatura Plena em Geografia, com especialização em Geoprocessamento e Geotecnologias, pós-graduação em Neurociência e Comportamento. Atuou como Coordenadora do Projeto de Educação Ambiental - Virada Ambiental no município de São Paulo. Possui publicações na área de Geografia e ensino. É co-idealizadora da Expo Turmalina, tendo a primeira edição ocorrida em 2023.

Denise Tahan - Professora de Geometria, Artes e História da Arquitetura
(Biografia descrita no Núcleo do Ensino Médio)

Deyvid Santos - Professor de História 
(Biografia descrita no Núcleo do Ensino Médio)

Fabio Henrique Cunha Amorim - Professor de Biologia e Química
Formado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE. Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE. Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Atuou como veterinário no Centro de Vigilância Ambiental de Jaboatão, foi professor do Pronatec, atuou como professor de Ciências e Biologia do Colégio Souza Leão e do GAP Cursos e Concursos. Em 2022 ingressou na Escola Waldorf Rural Turmalina. No momento está concluindo uma Especialização em Educação Ambiental.

Gilberto Trindade - Professor de Circo
É arte-educador, ator e circense. É diretor e fundador do Circo da Trindade - Cia de Circo/Teatro, atuando na formação, pesquisa e espetáculos . Tem formação acadêmica em Sociologia, e especialização em História da Arte e da Religião. Possui Formação na Reeducação do Movimento, com Ivanildo Bertazzo. Está cursando a Formação de Professores de na Pedagogia Waldorf. Na Escola Waldorf Rural Turmalina é professor de Circo no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Luciana Tognon - Professora de Modelagem em Argila
Fez a Formação de Professores na Pedagogia Waldorf do Recife. Tem licenciatura em Artes Visuais. Desde 2020 é professora na Escola Waldorf Rural Turmalina.

Luiz Sekitani - Professor de Física
Físico e Doutor em Engenharia Mecânica, é professor universitário por mais de uma década. Foi professor regente do 6° ano da Escola Rural de Aldeia, embasada na Antroposofia. É co-fundador da Aldeia Antroposófica. Entrou para o corpo docente da EWRT em 2024.

Marco Antônio A. Clímaco - Professor de História da Arte, Filosofia e Sociologia 
Bacharel em Linguística e Língua Portuguesa, com mestrado em Filosofia, doutorado em Teoria e História Literária, e Pós-doutorado em Língua e Literatura alemã. Depois de lecionar por dois anos no curso de Letras da UFG, mudou-se para São Paulo, onde começou a lecionar no Centro de Formação de Professores Waldorf, principalmente nas disciplinas ligadas à Filosofia e à Teoria do Conhecimento de Rudolf Steiner. Atuou em vários Cursos de Formação de Professores na Pedagogia Waldorf pelo Brasil, inclusive no de Pernambuco, onde expandiu o leque de disciplinas ministradas, e para onde acabou se mudando para atuar como professor do Ensino Médio da EWRT.

Marcos Cetra - Professor de Matemática 
(Biografia descrita no Núcleo do Ensino Médio)

Mário Monteiro - Professor de Música do Ensino Fundamental II, e Música e Canto Coral no Ensino Médio
Ex-aluno do Conservatório Pernambucano de Música. Participou de diversos cursos e master classes no Departamento de Música da UFPE, tendo como ênfase a Educação Musical, Preparação Vocal e o Canto Coral, atuando nos principais coros da instituição (Coro Universitário, Coro Opus2, Contracantos...) tendo reconhecimento internacional de notório saber. Possui formação em Canto Erudito e Performance artística musical. Atuou como professor de Música e Teatro na Rede Básica de Ensino no município de Paudalho/PE (2014 a 2016). Ingressou na Escola Waldorf Rural Turmalina em 2018, como professor de música do Ensino Fundamental II e posteriormente Ensino Médio. Vem atuando na preparação vocal e direção musical de diversas peças teatrais da escola (Ex:. O Homem de La Mancha, Os Miseráveis, Cidade de Hades, As Cangaceiras...), integrando o Núcleo de Teatro. Formado em Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Estácio do Recife- PE, hoje atua na escola também como apoio na biossegurança e saúde integral.

Marit Scheibe - Professora de Artes e de Marcenaria 
(Biografia descrita no Núcleo do Ensino Médio)

Tammys Loyola Rolim - Professor de Língua Inglesa 
Maranhense filho de cearenses vivendo na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Graduado em Letras Português/Inglês pela UFMA, atua como professor de Língua Inglesa desde 2013. Iniciou sua atuação na Escola Waldorf Rural Turmalina em 2023. Educador, brincante e poeta, gosta de conversar com as pessoas simples e acredita que a sabedoria é corriqueira, como o mato que cresce na calçada, e por isso mesmo preciosa. Também gosta de economizar as palavras para ampliar seus significados.

 

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 

Carla Bonanho - Profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Paulistana, vivendo há 5 anos em Pernambuco, chegando nessa terra com respeito e com amor. Mãe, Doula, Tatuadora, Ilustradora, ser humano cantante e dançante. Formada em Pedagogia, com Especialização em Comunicação Assistiva, adentrou este universo interessada em olhar pelas crianças e jovens com desenvolvimento atípico. Em São Paulo, atuou na rede pública como professora de educação regular (infantil e fundamental) e no Atendimento Educacional Especializado. Atuou também em instituições não governamentais, de atendimento a crianças com deficiências físicas, intelectuais, sensoriais ou múltiplas, e foi quando sentiu que chegou mais perto de conhecer Deus. Integra neste momento a primeira turma de Formação em Educação Terapêutica e Terapia Social do Nordeste, regida por Lucinda Dias. Em nossa escola, trabalha pela estruturação e implementação de um projeto de inclusão que traga qualidade e bem-estar para o dia a dia das crianças e jovens com necessidade de apoio.