AgriculturaCampoPráticas de Agricultura Orgânica e BiodinâmicaTrabalhos de Campo

Hora de Ouro

Hora de Ouro

Trabalho de Campo

O rico entorno da Escola Waldorf Rural Turmalina propicia um vínculo mais estreito com a natureza e os reinos que dela fazem parte. Logo na primeira hora da manhã, a escola inteira pulsa num fazer coerente e sanador, é o que chamamos de “Trabalho de Campo”. Com a condução amorosa dos adultos, as crianças e os jovens cultivam e vivificam esse espaço diariamente, ao passo que se nutrem interiormente também.
Desde o cuidado com os animais, o trabalho com a terra, até o preparo do lanche coletivo e a limpeza dos espaços de uso comum, possibilitamos que os/as alunos/as entrem em contato com “o mundo real” e suas concretas necessidades, desenvolvendo habilidades e ferramentas importantes para a prática da vida social, de maneira responsável e respeitosa.
Além disso, o trabalho de campo é uma valiosa extensão do ambiente de sala de aula, propiciando vivências concretas dos temas curriculares. A apropriação dos conteúdos - como o ciclo do reino vegetal, processos orgânicos envolvidos na decomposição, as estações do ano e seus reflexos, por exemplo - se dá por vias que vão muito além da memorização. Os temas abordados são internalizados de forma verdadeira e viva, contemplando os três âmbitos do ser humano:
o pensar, o sentir e o atuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *